O programa 5S, de origem japonesa, tem como objetivos a eliminação do desperdício e a transformação do ambiente do trabalho em um local agradável, tanto no aspecto físico quanto nas relações interpessoais. Dessa forma, é criado um ambiente propício a implantação de um programa de qualidade, partindo do princípio de que tudo pode e deve ser melhorado sempre, pois o processo de melhoria é contínuo, uma organização onde seus dirigentes acham que nada deve ser melhorado, é uma organização fadada ao fracasso e até mesmo uma possível falência.
Senso de utilização: identificar materiais, equipamentos, informações e outros elementos necessários ao trabalho, separando ou descartando aquilo que é desnecessário, evitando desta forma desorganização no ambiente de trabalho.
Senso de ordenação. Colocar tudo em ordem é essencial para desenvolver bem as tarefas propostas. O senso de ordenação enfoca a necessidade de um espaço e ambiente organizado. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários, que causa desperdício de tempo e atraso na execução dos trabalhos.
Senso de limpeza. Significa a necessidade de manter o mais limpo possível o local de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária, ou seja, uma tarefa diária, uma rotina. Quem gosta de trabalhar num lugar desordenado, lembramos que a organização é uma das principais funções da administração e que a limpeza faz parte desta função.
Senso de Normalização. Criar normas e sistemáticas em que todos devem cumprir. Tudo deve ser devidamente documentado. A gestão visual é fundamental para fácil entendimento de cada norma, ou seja, tem que existir normas onde não há normas, não há organização, imagine se os funcionários não tiverem normas, o que será da empresa, tem que estar visível aos olhos de todos, evitando assim desconhecimento e desencontro de informações.
Senso de autodisciplina, incorporando os 5S à rotina de trabalho, e também comprometendo-se com o hábito de obedecer e adotar normas e regras de trabalho, procurando melhorar continuamente a qualidade do trabalho realizado. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores, tem que haver uma flexibilidade para mudanças do que não está dando certo, revisar é essencial, o processo de melhoria é contínuo.
Rua Prudente de Moraes, 84
Vila Matias - Santos/SP